[expand title=”Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)” tag=”h3″]

O grande veículo que transporta a informação pelo Universo é a luz. É através do seu estudo que aprendemos quase tudo o que sabemos acerca de objetos situados a distâncias inimagináveis e mesmo acerca dos primórdios do Universo. Mas temos que ser capazes de descodificar a informação que a luz nos traz. A Impressão Digital dos Astros dá-nos uma das chaves necessárias para essa descodificação.
No stand do Centro de Astrofísica, o visitante poderá observar o espetro de emissão de algumas lâmpadas de descarga, identificar o elemento que está a observar numa tabela periódica com os espetros de emissão dos elementos e, no final, verificar que estes mesmos elementos podem ser detetados nos espetros das estrelas.

[/expand]

[expand title=”Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO)” tag=”h3″]

O CIBIO – InBIO tenta ilustrar aspectos chave coincidentes com as principais vertentes de investigação do Centro, nomeadamente biodiversidade, genética, evolução.  Outros tópicos incluem a conservação de espécies e a monitorização da evolução de populações animais em função das alterações climáticas. O visitante poderá observar várias espécies de líquenes com diferentes cores e a indução de mudança de cor através de uma reacção bioquímica. Pretendendo familiarizar o visitante com as características da actividade desenvolvida pelos investigadores do CIBIO, será apresentado um dispositivo experimental que permite monitorizar o batimento cardíaco a partir da utilização de um sensor, utilizado para avaliar o impacto que as variações de factores abióticos, como a temperatura, têm ao nível fisiológico sobre animais em meio natural e em cativeiro.
O mecanismo de selecção natural e o seu papel na evolução das espécies será abordado através de jogos didácticos, e o visitante será convidado a identificar, com o auxílio de binóculos e um guia, três espécies de aves.
Estará ainda em destaque no stand do CIBIO um projeto de conservação dos cágados europeus, provocador de reflexão sobre as implicações do nosso comportamento na preservação (ou extinção) de espécies autóctones.

[/expand]

[expand title=”Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP)” tag=”h3″]

O Centro de Matemática apresenta jogos combinatórios (Hex e Nim), esferas de Lénart e atividades com computador.

[/expand]

[expand title=”Centro de Materiais da Universidade do Porto (CEMUP)” tag=”h3″]

Os visitantes são convidados a manipular amostras de diferentes classes de materiais (naturais, do quotidiano e tecnológicos) e a efetuar a sua observação no microscópio ótico, comparando-a com imagens de microscopia eletrónica de varrimento (SEM) desses mesmos materiais. Todo o processo é apoiado por pessoal do CEMUP, que ajudará na caracterização dos materiais e na manipulação dos equipamentos e interpretação das observações efetuadas, assim como na explicação dos recursos e da atividade do CEMUP.

[/expand]

[expand title=”Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR)” tag=”h3″]

Aquários, observações, jogos didáticos.

[/expand]

[expand title=”INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC)” tag=”h3″]

O INESC TEC apresenta ao visitante dois projetos:
Redes elétricas do futuro – explicação da evolução do sistema elétrico de energia, tendo em consideração a integração de fontes renováveis distribuídas e a mobilidade elétrica. Presença de Veículo Elétrico (Renault Twizzy), acompanhada de apresentação em LCD.
O veículo elétrico enquadra-se no projeto Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos (REIVE), liderado pelo INESC Porto e apoiado pelo FAI – Fundo de Apoio à Inovação. Este projeto contou com o LNEG e o CEEETA-ECO – Consultores em Energia, Lda, como parceiros científicos e com a EDP Distribuição, S.A., EFACEC Engenharia, S.A., a REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A., Logica TI Portugal, S.A., CONTAR, Electrónica Industrial, Lda., e GALP Energia, S.A. como parceiros industriais.
Ginásio 3D online –  plataforma 3D online inovadora para incentivo à prática de atividades de ginástica em grupo através da Internet. Utilizadores isolados, geograficamente dispersos ou com mobilidade reduzida, como os idosos, participam em sessões de ginástica em grupo, recorrendo a tecnologias de captura de movimento. Podem ser apoiados remotamente na sua atividade desportiva, evitando problemas de deslocação e custos associados.
O “Online Gym”, desenvolvido pelo INESC TEC em parceria e com financiamento da Portugal Telecom Inovação, contou com a participação de investigadores da Universidade Aberta e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e enquadra-se no âmbito do Plano de Inovação 2013-2014 da PT Inovação.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Biologia Molecular e Celular. Instituto de Engenharia Biomédica (IBMC.INEB)” tag=”h3″]

Divulgação da investigação levada a cabo no IBMC.INEB através da utilização de um manequim seccionado. A partir de objetos disponíveis para manipulação e observação, à lupa e ao microscópio, colocados num modelo 3D do corpo humano, o visitante poderá descobrir as áreas de investigação dos cientistas que trabalham no IBMC.INEB, desde a Infeção e Imunidade às Neurociências, à Biologia Molecular e Celular,  aos Biomateriais e ao Sinal e Imagem. Acompanhados por um investigador, os visitantes podem, percorrendo o corpo humano, conhecer as áreas científicas do IBMC.INEB.
Estará em particular destaque o programa educativo do IBMC.INEB. As 6 equipas do projeto AnoZer0 (http://anozer0.wordpress.com/), dirigido aos estudantes do ensino secundário,estarão presentes para dar conta da sua experiência;  Mosquinhas&Companhia (drosophila e potencial anti-tumoral de plantas); Geoteen (ambiente urbano e prática desportiva); Mielinos (padrões de mielinização); Leishmaníacos (incidência da leishmania); Aducina (aducina e alterações morfológicas do cérebro); Check Crew (Cell Note – validação de um software).

[/expand]

[expand title=”Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto – Instituto de Nanociência e Natotecnologia (IFIMUP-IN)” tag=”h3″]

O IFIMUP propõe a observação e compreensão dos mecanismos envolvidos na levitação de um supercondutor, ou em um canhão magnético, ou em Hemisférios de Magdeburgo. Serão realizadas experiências com campânula de vazio.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)” tag=”h3″]

O ISPUP convida os visitantes para uma viagem no tempo: quais os grandes marcos da Saúde Pública nos últimos 100 anos?
Os visitantes poderão testar os seus conhecimentos sobre saúde pública num jogo do tipo quizz e pesquisar numa linha do tempo as respostas que não souberem.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Telecomunicações (IT)” tag=”h3″]

O Instituto de Telecomunicaçõe apresentará projetos em curso, recorrendo à utilização de sensores e à visualização de vídeos.

[/expand]

[expand title=”Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP)” tag=”h3″]

O Laboratório de Biomecânica demonstrará a utilidade de uma plataforma de pressão e de equipamento de captação de imagens em alta velocidade para a investigação nesta área, assim como o funcionamento do fato sensorizado XSENS.

[/expand]

[expand title=”Laboratório de Processos de Separação e Reação / Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE/LCM)” tag=”h3″]

O LSRE/LCM propõe a demonstração de produtos de alto valor acrescentado obtidos a partir de subprodutos, assim como experiências de extração de óleos essenciais e de tratamento de águas. O visitante será convidado a identificar aromas constituintes de perfumes. Estarão em exposição diversos materiais associados à atividade do laboratório (catalisadores, adsorventes, colunas), com a explicitação da sua função e dos processos  em que são usados.

[/expand]