[expand title=”Faculdade de Arquitetura” tag=”h3″]

FAUPA Faculdade de Arquitetura pretende ilustrar, na Mostra da U. Porto, o panorama atual da “Escola do Porto”, o qual, definitivamente, ultrapassa o perímetro da Faculdade e da Universidade, respondendo a diversas solicitações externas, desde a investigação científica ao mundo empresarial, passando pelas relações de intercâmbio internacional.

No stand, estarão disponíveis conteúdos informativos sobre os vários cursos e atividades extracurriculares da FAUP; incluindo um documentário sobre o quotidiano da FAUP e testemunhos de estudantes ERASMUS (in & out), assim como referências à ação da Associação de Estudantes.

Uma exposição integrará uma seleção de trabalhos realizados pelos estudantes no âmbito do curso de Arquitetura e uma seleção de depoimentos dos professores e estudantes responsáveis pelos trabalhos expostos.

A FAUP promove no stand sessões de carácter oficinal com a presença de professores e estudantes.

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Belas Artes” tag=”h3″]

FBAUPA Faculdade de Belas-Artes apresentará diversos trabalhos das áreas de Artes Plásticas e Design da Comunicação, assim como promoverá a interação com o público através de sessões programadas para o espaço do seu stand e, também, na zona central. Vídeo jogos, desenho robótico, pintura coletiva, aquatipia, workshops e aulas abertas são algumas das atividades que a faculdade promove durante a 14.ª Mostra da U.Porto, segundo o seguinte programa:

Quinta:
10h00-13h00 – Pintura coletiva de um mural por estudantes do 4.º ano de Pintura (stand da FBAUP)
14h30-16h30 – Aula de figura humana com modelo (zona central da Mostra)

Sexta (Stand da FBAUP):
10h00-13h00 – aula de pintura alla prima (alunos do 3.º ano de Pintura)

13h00-16h00 – Workshop de desenho de auto-retrato aberto à participação de todos os visitantes (grupos de 10 elementos – inscrição no momento, no stand da FBAUP)
Serão realizadas 3 sessões: 13h05-13h45; 13h50-14h30; 14h15-15h55

Sábado (Stand da FBAUP):
14h00-17h00 – Os vídeo jogos explicados pelos estudantes da FBAUP que os criaram.
14h00-17h00 – Demonstrações de aquatipia
16h30-19h00 – Desenho robô

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Ciências da Nutrição” tag=”h3″]

FCNAUPDisponibilização de informação sobre os conteúdos, organização e saídas profissionais da licenciatura ministrada pela FCNAUP, bem como de mestrados e doutoramentos. Oferta de mobilidade, cursos de educação contínua e outros serviços dirigidos à comunidade em geral. Informação sobre parcerias institucionais. Materiais impressos e audiovisuais sobre a FCNAUP e sobre as áreas a que se dedica. Divulgação das páginas de Facebook e LinkedIn da faculdade.

Alergia alimentar: não é uma brincadeira

A alergia alimentar é um problema crescente de saúde pública cuja incidência tem vindo a aumentar e que, nas suas manifestações mais graves, pode desencadear anafilaxia e ser fatal. Atualmente, o principal tratamento da alergia alimentar consiste na evicção dos alimentos implicados na resposta alérgica, sendo imperativo educar a sociedade para uma maior proteção destes doentes na comunidade.
A comunidade escolar, nomeadamente alunos e professores, são um grupo-alvo fulcral para a educação nesta área tendo em conta que é na escola que as crianças e jovens despendem uma grande parte do seu dia e onde ocorrem muitos dos episódios de exposição acidental ao alergénio e, consequentemente, de anafilaxia.
O aumento da procura de informação sobre alergia alimentar por parte da comunidade em geral, nomeadamente nas escolas, na indústria e na restauração, reforçam a necessidade de clarificar os inúmeros mitos criados em torno do tema da alergia alimentar.

Na Mostra, a alergia alimentar será abordada através de atividades diversas, incluindo jogos, quizzes, receitas e provas. Na área central, a convite da FCNAUP, o Chef Hernâni Ermida desenvolverá um workshop de culinária na alergia alimentar (sexta, dia 18, às 11h30).
Adicionalmente, no stand, o visitante poderá submeter-se a uma avaliação da sua composição corporal.

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Ciências” tag=”h3″]

FCUPA Faculdade de Ciências apresentará a grande diversidade de cursos de todos os ciclos que orienta, tendo também preparado diversas atividades temáticas de interação com o visitante. O programa dos stands, por curso, é o seguinte:

Arquitetura Paisagista
Através de uma exposição de maquetes, a licenciatura em Arquitetura Paisagista propõe atividades alusivas a esta área de conhecimento interdisciplinar que combina ciência e arte, sustentando-se nas ciências naturais, sociais e tecnológicas, nas humanidades e nas artes.

Ciências e Tecnologia do Ambiente
O curso de Ciências e Técnicas do Ambiente desenvolve atividades baseadas em dois temas: o homem e o ambiente e a meteorologia no ambiente.

Geologia
Como é, hoje, a vida de um geólogo? O que faz no terreno? Em que zonas do país e em que contextos intervém? Quais são os recursos geológicos de que dispõe? É para responder a estas e outras questões que docentes, investigadores e estudantes de Geologia estarão disponíveis para os visitantes da Mostra da U.Porto.

Biologia
O Departamento de Biologia propõe a observação e interpretação de preparações microscópicas e introduzirá o visitante a técnicas laboratoriais como a micropipetagem em poços num gel de eletroforese, mas também a “Jogos de Hereditariedade” que se basearão em testes genéticos como o PCT, um composto cujo sabor varia conforme o genoma do provador. A sistemática estará presente, sendo o visitante orientado com uma chave dicotómica até conseguir determinar que anfíbios ou insetos está a observar. Finalmente, através da comparação de características morfológicas de crânios humanos e de chimpanzé, perceberemos quais os fatores evolutivos diferenciadores destas espécies.

Ciências de Engenharia: Eng.ª Agronómica, Eng.ª Alimentar, Eng.ª Geográfica
Engenharia Agronómica apresentará culturas em substrato artificial e explicará como se procede à caracterização aromática de vinhos. Engenharia Alimentar convida-nos a conhecer um pouco melhor as técnicas de tratamento térmico de frutas. Eng.ª Geográfica centra a sua representação à volta dos “drones” e da sua utilização na representação e monitorização da superfície terrestre.

Bioquímica
As atividades de Bioquímica referir-se-ão ao isolamento e caracterização de produtos naturais através de modelos computacionais de moléculas biológicas. Serão realizados estudos de eletroforese de DNA e proteínas, assim, como se explicitará de que forma diversos organismos são usados como modelos biológicos.

Química
Várias atividades “mãos na massa” – experiências de bancada – constituem a proposta da área de Química, assim como a interação virtual com materiais nanoestruturados, percebendo a forma como estes se organizam. 

Ciência de Computadores
O Departamento de Ciência de Computadores vai fazer demonstrações do trabalho de investigação desenvolvido pelo departamento na área da informática médica, nomeadamente através de equipamento desenvolvido para a aquisição e monitorização de sinais vitais. Outras demonstrações focarão a utilização de jogos no ensino regular e no ensino especial, e os jogos também estarão presentes em ambientes de realidade virtual. Finalmente, uma atividade está pensada para quem se quer iniciar à programação, sendo abordados diversos ambientes de programação de nível crescente de complexidade.

Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos
“loT”, e não “lol” é uma das atividades propostas pela área de Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos. O que se pretende? A demonstração será realizada pelos próprios estudantes da disciplina de sistemas embutidos. Uma dica: tem que ver com manobras de estacionamento e controlo da luz. Também nesta área, um “Quiosque da Saúde” permitirá a monitorização automática de dados vitais… Para saber mais é preciso vir.

Matemática
De que cor é o urso? A pergunta parece banal. Mas se se dissermos que quem a lança é o Departamento de Matemática e que tem que ver com geometria esférica, a questão muda de figura. Outras propostas: jogos que exploram conceitos matemáticos de geometria e de teoria dos números.

Física, Engenharia Física e Astronomia
Quem nos vai lançar em busca de outros mundos é… o Departamento de Física e Astronomia. Como poderemos saber se as outras estrelas também têm planetas? Apontar um telescópio, ampliar a imagem e se a estrela tiver planetas eles aparecem? As coisas não são bem assim. Na maior parte dos casos os planetas descobrem-se por observações indiretas. Um dos métodos consiste em observar continuamente as estrelas e esperar que os planetas passem em frente da estrela, provocando um mini eclipse ou trânsito. Para demonstrar este método será usado um projeto de ciência cidadã denominado “planethunter” onde são usados dados reais da missão Keppler da NASA: os visitantes serão desafiados a procurar sinais de trânsitos planetários.
Mas outros temas estarão em destaque na área de Física: demonstrações de como se efetua a transmissão de luz numa fibra ótica, comparação do espectro luminoso de diferentes lâmpadas existentes no mercado (e da sua importância na perceção humana) e, finalmente, formas de verificar se uma nota é verdadeira ou falsa através das suas propriedades óticas.

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Desporto” tag=”h3″]

FADEUPA Faculdade de Desporto centra a sua apresentação à volta de três temas: ensino, investigação e projetos de extensão à comunidade.
Para além de elementos ilustrativos, no âmbito dos diferentes ciclos de estudo, da atividade da Faculdade nestas três vertentes, existirá a possibilidade de o visitante experimentar diversas atividades de expressão desportiva.

 

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Direito” tag=”h3″]

FDUPDisponibilização de material informativo referente ao 1º ciclo de estudos em Direito e Criminologia e respetivas saídas profissionais. Oferta de formação contínua, pós-graduações e 2º ciclo de estudos em Direito e Criminologia.

A formação ministrada na FDUP e os mitos de Criminologia serão abordados através de jogos e da interação com o visitante.

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Economia” tag=”h3″]

FEPO espaço da FEP será dinamizado por estudantes voluntários, serviços e organismos de estudantes, que desenvolverão atividades de interação com o visitante tendo como objetivo promover um melhor conhecimento da faculdade e do que ela proporciona.

 [/expand]

[expand title=”Faculdade de Engenharia” tag=”h3″]

FEUPBioengenharia­
Produção de um antibiótico e avaliação da sua atividade antimicrobiana;

Demonstração do processo de fermentação microbiana e da sua aplicação;
Demonstração da diversidade microbiana: como diferenciar microrganismos numa mistura;
Imobilização de enzimas em alginato;
Microalgas: os microrganismos fotossintéticos;
Estudo da espacialidade sonora do sistema auditivo humano.

Engenharia Civil
O stand será composto por um conjunto de experiências interativas de demonstração da Engenharia Civil nas suas várias vertentes:
– Tanque de ondas
– Barragem
– Mesa sísmica
– Caixa de construções
– Construir uma consola
– Porque não caem as pontes em arco?
– Uma ponte em pré-esforço
– Construir um muro de contenção
– Como funcionam os terramotos
– Montar um sistema de rede hidráulica
– Porque não cai a Torre de Pisa?
– Quanto resiste um monte de areia?

Engenharia de Minas e Geo-Ambiente
Descrição das grandes áreas de intervenção dos ramos de Engenharia de Minas de que o Departamento de Engenharia de Minas da FEUP (DEM) se ocupa:
– Minas (prospeção, exploração e preparação de minérios)
– Geoambiente (preservação, reabilitação e reciclagem)
– Higiene e segurança
Os materiais expostos exemplificam algumas das atividades de investigação e produção das diversas áreas do saber que fazem parte do ensino ministrado no DEM.

Engenharia do Ambiente
Uso de meios audiovisuais para atividades interativas como calculadoras da pegada ecológica, pegada de água e pegada de carbono.

Tratamento de águas:
– Adsorção de corantes em carvão ativado;
– Jar-test – equipamento laboratorial para ensaios de coagulação/floculação. Ensaio usado para obter parâmetros ótimos de dimensionamento de estações de tratamento de águas e no tratamento de efluentes. Os estudantes poderão visualizar e participar no desenvolvimento dos diferentes processos envolvidos neste teste: coagulação, floculação e sedimentação.

Resíduos sólidos:
– Apresentação de utensílios feitos a partir de resíduos sólidos;

– Produção de biodiesel;

Observação de diferentes amostras de solos contaminados:
– Conjunto de seis frascos contendo amostras de solos com diferentes contaminações. Os estudantes serão convidados a participar num pequeno jogo que consiste em estabelecer correspondências entre as amostras dos solos e diferentes ambientes da sua provável origem.

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Para além de informação sobre as atividades do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e sobre o seu curso de mestrado integrado, o stand do DEEC/MIEEC apresenta as seguintes tecnologias:

Veículo elétrico de competição
Bicicleta com gerador elétrico

Uma bicicleta convencional montada numa estrutura fixa que os visitantes serão convidados a usar para produzir energia elétrica. Um painel de energia terá um conjunto de demonstradores ligados à bicicleta (medidores de energia, lâmpadas e motores elétricos).
Balão STRAPLEX (ESA STRAtospheric PLatform EXperiment)
Projeto de colaboração entre a Universidade do Porto e a Divisão de Projetos Educativos da ESA (European Space Agency) que oferece à comunidade científica a possibilidade de realizar experiências na estratosfera, em condições de quase vácuo.

PiTank
Jogo interativo de robôs reais sobre uma tela em que é projetado um cenário virtual

Robô REDI e simulador
Robô que faz tarefas programadas de forma muito intuitiva, com a ligação de cabos elétricos.

Engenharia Industrial e Gestão
Este stand tem como objetivo dar a conhecer o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Porto. Pretende-se ainda mostrar o âmbito de intervenção de um engenheiro industrial.
O stand funcionará com o apoio de monitores que darão informações sobre o curso. Para além disso, serão dados a conhecer exemplos de projetos de engenharia industrial, com recurso a suporte audiovisual.

Engenharia Informática e Computação

O Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação apresentará diversos trabalhos elaborados por alunos no âmbito das disciplinas do curso, eventualmente desenvolvidos em cursos mais avançados: interação e jogos de computador, software gráfico, desenvolvimento de software genérico e ligado à web, etc.

Na maior parte dos casos, os trabalhos permitirão interação com os visitantes através de 2 ecrãs LCD; apresentar-se-ão projetos de robótica usando LEGO Mindstorms programados pelos estudantes do curso.

Engenharia Mecânica + INEGI
Neste stand estará representado o DEMec – Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e o MIEM – Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, incluindo-se ainda o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial

Engenharia Metalúrgica e de Materiais
As atividades a desenvolver pretendem promover um contacto simultaneamente educativo e divertido com a ciência e tecnologia dos materiais.

Vazamento e deformação de estanho:
Nesta atividade serão apresentados dois métodos de fabrico tradicionais de materiais metálicos. Será produzido um porta-chaves pela técnica da fundição e laminada uma barra de estanho até uma espessura reduzida.

Explora os materiais:
Experiências interativas, desenvolvidas e testadas para tornar mais interessante e motivadora a aprendizagem de conteúdos formativos relativos aos materiais e às suas tecnologias.

Prototipagem rápida:
Construção de modelos físicos tridimensionais diretamente a partir de dados digitais. Os modelos são construídos progressivamente por camadas, possibilitando a fabricação de peças complexas sem a necessidade de utilizar moldes ou quaisquer tipos de ferramentas.

Engenharia Química
Instalações demonstrativas:
Extração de limoneno; torre de arrefecimento; fotocatálise; produção de iogurte

Experiências interativas:
Dissolução de polímeros; ação detergente; tinta invisível

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Farmácia” tag=”h3″]

FFUPExplicando as diferentes saídas profissionais da licenciatura, mestrados e pós-graduações da Faculdade de Farmácia, chama-se à atenção do papel do farmacêutico como técnico do medicamento, em análises clínicas, microbiológicas e toxicológicas e no controlo de qualidade alimentar, entre outras funções.

Propõe-se a realização de experiências simples na área do medicamento, química e biologia, atividades que aludem às principais áreas de ensino e investigação da FFUP.

Farmacologia:
– Avaliação de reflexos de larvas de Zebrafish
– Avaliação de efeitos de fármacos no desenvolvimento embrionário de Zebrafish

Química:
-Revelação de impressões digitais
– Revelação de manchas de sangue

Farmacognosia:
– Pesquisa de flavonoides através de reações cromáticas

Tecnologia Farmacêutica:
– Avaliação do tipo de pele
– Formulação de um creme hidratante personalizado

Medicamento:
– Cápsulas

Microbiologia:
– Fungos e Doenças

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Letras” tag=”h3″]

FLUPNo stand central da Faculdade de Letras, o visitante poderá ficar a conhecer de forma global a oferta formativa e as atividades de investigação dos centros da faculdade. Também estarão em destaque as prestações de serviços que a FLUP disponibiliza.
Neste espaço, os visitantes escolares poderão testar os seus conhecimentos relativos às áreas de saber próprias da FLUP e, no final de cada dia, será atribuído um prémio aos alunos que obtiveram os melhores resultados, que será entregue na sua escola.
Na atividade “FLUPa Connosco”, os visitantes serão fotografados num cenário característico da FLUP, colocando-se no final de cada dia as fotos no facebook.

Arqueologia e História da Arte
O Departamento de Ciências e Técnicas do Património propõe, na área de Arqueologia, – para além de apresentações sobre a atividade do arqueólogo – uma exposição de réplicas de peças antigas (fíbulas, lucernas, espadas, elmos, almofres medievais) e de materiais arqueológicos. O visitante poderá ainda encontrar-se com figuras de outros tempos no espaço da Mostra e assistir a combates de esgrima graças à colaboração do Grupo de Esgrima Medieval e Artes de Combate, fundado e formado por alunos da FLUP. Na zona central da Mostra será realizada a simulação de uma escavação arqueológica.

Na área de História da Arte, para além de informações sobre o curso, serão realizados exercícios interativos de interpretação de pinturas tendo por base imagens projetadas. As naturezas mortas serão abordadas colocando em relevo as diferentes linguagens plásticas, assim como existirão atividades sobre perspetiva e análises da evolução histórica dos modos de representar. O arquiteto Le Corbusier, com a sua Villa Savoye, estará em particular destaque neste stand.

Ciências da Comunicação e da Informação
Através de jogos interativos, questionários animados e apresentação de percursos profissionais de licenciados em Ciências da Informação, o Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação pretende transmitir ao visitante a atividade formativa e profissional desta área fundamental na atual sociedade da informação.
A vertente de Ciências de Comunicação (Jornalismo, Assessoria e Multimédia) será representada através de trabalhos elaborados por alunos desta licenciatura, que também serão responsáveis por reportagens no local que serão transmitidas no sistema audiovisual da Mostra.

Filosofia
Atividades orientadas para a divulgação dos cursos do Departamento de Filosofia e a investigação no Instituto de Filosofia e, simultaneamente, para um questionamento do conhecimento e da ação a partir da perspetiva filosófica. Docentes e discentes do Departamento de Filosofia estarão presentes para interpelar e dialogar com os visitantes para os sensibilizar quanto à presença da filosofia na ação humana e os informar sobre os grandes domínios dos estudos filosóficos: ontologia, ética, estética, epistemologia… e para a sua relação com outros saberes, tais como a música, literatura, ciência, etc. Assim, a par da habitual prestação de informação prática sobre os cursos e as saídas profissionais do licenciado em Filosofia, serão conduzidas atividades para “provocar o diálogo” com os visitantes da Mostra.

Geografia
Embora abordando primordialmente a investigação e ensino através dos trabalhos dos docentes e discentes do Departamento de Geografia, nomeadamente na área de Sistemas de Informação Geográfica, também será possível ao visitante interagir com programas informáticos que têm permitido uma visão da terra inimaginável há poucos anos.

História
O Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais, para além de apresentar a sua atividade formativa e de investigação, organiza concursos como “A Liga dos Historiadores” e “O que é a História?”. Simultaneamente, propõe uma abordagem interativa a algumas das matérias em que se baseia o “ofício” de historiador: fontes históricas e bases de dados, processos de datação, interpretação e prática paleográfica, entre outros temas.

Línguas e Culturas
Os departamentos de estudos linguísticos e culturais da Fac. de Letras (Departamentos de Estudos Anglo-Americanos, Estudos Portugueses e Românicos,  Estudos Germanísticos) propõem atividades interativas de tradução, quizzes sobre cultura britânica, atividades de linguística forense, de fonética e de tipologia linguística, poemas construídos ‘in situ’ e outras formas de abordagem dos tempos, lugares e gentes das diversas línguas e culturas sobre as quais incide a atividade destes departamentos.

Sociologia
O Departamento de Sociologia propõe algumas formas visuais e lúdicas de abordar esta ciência social: quer metaforicamente, pela análise de um mosaico montado sobre um globo e explorado com uma lupa, quer através de painéis que chamam a atenção dos visitantes para os objetos próprios do contributo da Sociologia para a comunidade. Os jogos “Sociologia Cruzada” e “Sopa de Letras Sociais” testarão o conhecimento dos visitantes e quem se quiser informar sobre a formação nesta área não deixará, certamente, de registar a sua opinião no inquérito que lhe será ministrado. Ou não fosse esta a banca de Sociologia.

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Medicina Dentária” tag=”h3″]

FMDUPPara além de se esclarecerem dúvidas sobre o acesso ao curso de Medicina Dentária e as suas saídas profissionais, no stand da FMDUP serão prestadas informações sobre as unidades curriculares que compõem o curso de formação de um médico dentista, assim como sobre a oferta pós-graduada e os serviços clínicos prestados pela faculdade.

A medicina dentária preventiva estará em particular destaque, sendo o visitante alertado para meios auxiliares de higiene oral, solicitado para jogos que testarão os seus conhecimentos em saúde oral e podendo, ainda, beneficiar de um exame clínico oral.

Mas grande parte do stand da FMDUP estará dedicado a atividades que permitirão entender como se processa e evolui a atividade médica dentária, nomeadamente demonstrações de novas tecnologias, explicações sobre como se executa um diagnóstico oral radiológico em ortopantomografias, a simulação de um trabalho de restauração de cavidades, ou, ainda, a identificação de mordeduras em medicina dentária forense (esta última abordada através de um jogo).

Objetos prostéticos, brocas, modelos anatómicos e outros auxiliares de ensino – como um boneco que simula movimentos de oclusão –, dispositivos de ortodontia e endodontia estarão em exposição, reforçando a componente visual da área científica e clínica a que a FMDUP se dedica.

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Medicina” tag=”h3″]

FMUPSão muitos os jovens que aspiram a uma carreira na Medicina. Por isso, o Gabinete de Comunicação e a Divisão Académica da FMUP marcam presença na 14.ª Mostra da U.Porto com o intuito de esclarecer as dúvidas dos participantes no evento. As médias de acesso, os planos de estudos e as saídas profissionais são alguns dos tópicos sobre os quais serão prestadas informações.

Bioquímica
O Departamento de Bioquímica propõe uma instalação artística com a finalidade de despertar a sociedade para as complicações da diabetes relativas à úlcera do pé diabético, associada a uma atividade relacionada com os cuidados dos pés.

Microbiologia
Microbiologia: para além da evidência biológica
As atividades a desenvolver envolverão a exibição de segmentos audiovisuais sobre a evolução da microbiologia durante os últimos 120 anos e sobre a investigação em curso no Serviço e Laboratório de Microbiologia. Serão exibidas culturas de microrganismos e preparações microscópicas que poderão ser observadas com auxílio de um microscópio e de uma lupa binocular.

Rastreios cardiovasculares
A Faculdade de Medicina, através da sua Associação de Estudantes, vai promover a realização de rastreios cardiovasculares durante a 14.ª Mostra da U.Porto. Atenta à saúde da população, a FMUP convida todos os interessados a realizarem testes de glicemia e de tensão arterial.

Simulação Biomédica
O Centro de Simulação Biomédica (CSB) proporciona o treino e a formação de estudantes e profissionais de saúde em procedimentos técnicos, comportamentos, decisão, trabalho de equipa e comunicação clínica, promovendo a aplicação de boas práticas nos cuidados de saúde e aumentando a segurança do doente. Integrados nesta missão estão o desenvolvimento tecnológico e a avaliação do impacto educativo da simulação.
No stand estarão expostos simuladores/modelos que auxiliam o ensino e treino médico, nomeadamente um modelo fetal com placenta e modelos pediátricos de tamanho real para demonstração de manobras de suporte básico de vida. Diverso material de divulgação também estará disponível.

Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde
Demonstração de um software de ensino da auscultação. O software DigiScope foi desenvolvido pelo Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde

da Faculdade de Medicina e é utilizado nas aulas de propedêutica da faculdade.
Serão apresentadas as duas versões existentes, que os visitantes poderão experimentar:
– Tablet + estetoscópio eletrónico;
– Versão web através de ecrã táctil.

[/expand]

[expand title=”Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação” tag=”h3″]

FPCEUPA FPCEUP apresenta-se na 14.ª Mostra através de diversas atividades conduzidas por algumas das suas unidades constitutivas:

Laboratório de Reabilitação Psicossocial:
Aplicação de questionários aos visitantes sobre emoções e nível de stress

SexLab:
Aplicação de questionários sobre os mitos da sexualidade

Grupo de Psicologia das Organizações:
Apresentação de alguns mini vídeos e questionários sobre este tema. Este grupo dinamiza, na zona central da Mostra uma atividade aberta a grupos de visitantes que visa trabalhar o team-building, a motivação e ilustrar muitos princípios organizacionais e de gestão. Sessões mos seguintes dias:
– quinta, às 10h30;
– sexta, às 11h30;
– sábado, às 11h30 e 14h30;
– domingo, às 12h00.

Laboratório de Neuropsicofisiologia:
Leitura e interpretação de resultados poligráficos

Projeto “Spread the Sign”:
Apresentação do dicionário desenvolvido pelo projeto. Interação com os visitantes através de língua gestual portuguesa.

Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional:
Apoio em questões de orientação vocacional. Este stand localiza-se perto da saída da Mostra, junto à zona central.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar” tag=”h3″]

ICBASCiências do Meio Aquático
O curso de Ciências do Meio Aquático – para além de apresentar informação relativa à estrutura do curso e às suas saídas profissionais, exibe dois aquários que representam diferentes ecossistemas aquáticos e, ainda, uma exposição dedicada à biologia dos peixes, incluindo os seguintes elementos e referências:

– peças anatómicas;
– parasitologia;
– aquacultura e produção de rações;
– pesca (maquete com rede de cerco);
– conservas de peixe;
– investigação com células de peixes.

Os visitantes serão convidados a realizar observações através de lupa e microscópio.

Medicina
Apresentações sobre o curso e sobre outros temas abordados no stand. Análises de glicemia aos visitantes. Exposição de peças anatómicas.

Medicina Veterinária
Para além de serem disponibilizados elementos informativos e apresentações sobre o curso de mestrado integrado em Medicina Veterinária, será exibido material disponibilizado por associações de criadores de raças autóctones portuguesas e associações de proteção a animais errantes.

Os visitantes serão convidados a observar, através de lupas binoculares e microscópios, lâminas de histologia e patologia e material de parasitologia.

[/expand]