[expand title=”Centro de Astrofísica da Universidade do Porto – Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (CAUP-IA)” tag=”h3″]

O CAUP – IA integra a sua representação no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências.

[/expand]

[expand title=”Centro de Materiais da Universidade do Porto (CEMUP)” tag=”h3″]

Os visitantes são convidados a manipular e observar ao microscópio ótica amostras de diferentes materiais (naturais, do quotidiano e tecnológicos), identificando os materiais de cada amostra e comparando as suas observações com imagens de microscopia eletrónica de varrimento (SEM). Outra proposta do CEMUP é a descrição e demonstração da deposição de filmes finos por pulverização catódica.

Todo o processo é apoiado por pessoal do CEMUP, que ajudará na caracterização dos materiais e na manipulação dos equipamentos e interpretação das observações efetuadas, informado também dos recursos e atividade deste centro de apoio à investigação.

[/expand]

[expand title=”Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (CIBIO-InBIO)” tag=”h3″]

O stand do CIBIO-InBIO reúne um conjunto de informação em diferentes suportes, que permite transmitir de uma forma informativa e apelativa aos visitantes da Mostra os principais aspetos relacionados com os projetos de investigação e formação avançada em curso no CIBIO-InBIO.
A utilização de recursos variados, desde objetos multimédia e contacto direto com amostras, passando pelo recurso a equipamento e materiais específicos, como micropipetas e guias de campo, permitirá familiarizar o visitante com as características da atividade desenvolvida pelos investigadores do CIBIO-InBIO.
Os materiais dispostos no stand e as atividades programadas permitirão abordar temáticas diversas, incidindo sobre aspetos chave coincidentes com as principais vertentes de investigação do Centro, nomeadamente biodiversidade, genética e evolução.

Bioquiz:
Jogo sobre sobre biodiversidade.

Arqueogenética:
Como conhecer o passado a partir da análise e estudo genético de amostras de exemplares antigos.

Mini laboratório de estudo de ADN:
Demonstração de alguns dos equipamentos normalmente usados no estudo de ADN, permitindo perceber o funcionamento de alguns dos instrumentos que são usados, por exemplo, na attividade científica descrita no ponto anterior (arqueogenética). Manipulação pelos visitantes de micropipetas.

Macrofungos superiores:
Exposição de alguns exemplares de cogumelos, objetos de investigações do centro, convidando-se os participantes a descobrir algumas curiosidades sobre cada um deles, assim como a perceber a importância ecológica e económica deste grupo.

Seleção de asas e crânios de aves:
Os participantes poderão observar e identificar as características que ao longo de milhares de anos de evolução se tornaram as mais vantajosas para uma espécie de ave num determinado habitat.

[/expand]

[expand title=”Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR)” tag=”h3″]

Para ilustrar as áreas de investigação deste centro, expõem-se os seguintes elementos:

IMTA
“IMTA”, um sistema representativo da Aquacultura Multi-Trófica Integrada e que visa aumentar a produção aquícola animal de uma forma sustentável. Este sistema combina a produção de peixe ou crustáceos com organismos extrativos (bivalves e/ou algas) imitando o funcionamento natural dos ecossistemas.
Os produtos da IMTA podem ser usados na alimentação humana ou aditivos alimentares, alimentação animal e fertilizantes.

Modelo FITOETARS
As FitoETARS, ou leitos de macrófitas, são soluções baseadas na natureza, podendo ser usadas como alternativa ou complemento aos sistemas tradicionais de tratamento de águas residuais. São sistemas artificiais concebidos para mimetizar as zonas húmidas naturais, baseando-se na interação entre plantas, microrganismos e substrato sólido para a remoção de contaminantes de águas residuais.

Contaminação da Água Freática
Esta experiência pretende mostrar o efeito da contaminação dos aquíferos a partir de fontes superficiais.
Um aquífero é uma formação geológica que pode armazenar água subterrânea. A poluição dos aquíferos é muito problemática pois, além de ser quase impossível proceder à sua descontaminação, esta água é utilizada para consumo humano através do uso de poços e os aquíferos alimentam os rios e mares, acabando esta contaminação por afetar a saúde humana e os ecossistemas aquáticos.

[/expand]

[expand title=”Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP)” tag=”h3″]

Jogos e materiais matemáticos manipuláveis e outros elementos informativos.

[/expand]

[expand title=”i3S.” tag=”h3″]

Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) + Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) + Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP)

Constituído em 2015, o i3S (Instituto  de Investigação e Inovação em Saúde) junta os institutos de investigação IBMC, INEB e Ipatimup num consórcio liderado pela Universidade do Porto.
Este é um centro de investigação transdisciplinar para o qual contribuem cerca de 800 investigadores, mais de metade dos quais doutorados, que trabalham em 50 grupos de investigação inseridos em três grandes programas integrativos: Cancro, Interação e Resposta do Hospedeiro, e Neurobiologia e Doenças Neurológicas.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da investigação que aqui se desenvolve e potenciais impactos na sociedade, bem como falar com alguns dos nossos investigadores.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto – Instituto de Natotecnologias (IFIMUP-IN)” tag=”h3″]

Propõe-se duas atividades práticas, destinadas a divulgar temáticas de investigação do IFIMUP-IN:
– levitação por diamagnetismo de um supercondutor;
– atividades com azoto líquido.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI)” tag=”h3″]

Este centro de investigação integra a sua representação no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia.

[/expand]

[expand title=”INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC)” tag=”h3″]

Demonstração da aplicação SafeCloud:
O SafeCloud (http://bip.inesctec.pt/165/destaque.html) é um projeto europeu que tem como principal objetivo propor novas soluções de armazenamento e processamento de informação digital que permitam oferecer total privacidade e segurança aos seus utilizadores.
Baseando-se numa inovadora perspetiva de como desenhar sistemas de informação, o projeto SafeCloud consegue proteger a informação na cloud, mesmo na presença dos mais sofisticados ataques de piratas informáticos.
Na Mostra da Universidade do Porto será feita a primeira demonstração pública de aplicações móveis desenhadas com base em tecnologia SafeCloud (demonstração pontual marcada para as horas de maior afluência).

Projeto BLUECOM+:
O BLUECOM+ (http://bluecomplus.inesctec.pt) é um projeto pioneiro a nível mundial que tem como objetivo tornar possível aceder à Internet em zonas remotas do oceano, a mais de 100 km da costa, em banda larga e com baixo custo, utilizando tecnologias de acesso normalizadas como o Wi-Fi e o 4G, para suporte à Economia Azul, incluindo as pescas, o transporte marítimo, a exploração de recursos minerais no fundo oceânico e a monitorização ambiental. O conceito do projeto baseia-se na utilização de balões de hélio ancorados, por exemplo, em boias, embarcações ou parques eólicos, que formam uma rede voadora emalhada de banda larga a operar nas bandas de frequência libertadas pela televisão analógica, de modo a garantir ligações rádio de longo alcance e permitir o acesso sem fios à Internet usando tecnologias normalizadas, conforme se ilustra na figura (ver anexo).
Durante a Mostra os visitantes poderão ver um dos balões (Helikite) que será usado no demonstrador em ambiente marítimo e uma demonstração à escala da tecnologia BLUECOM+. O balão permitirá que os visitantes se liguem à Internet e experienciem o que será o cenário em alto-mar usando a tecnologia BLUECOM+. O balão terá ainda a bordo uma câmara para transmissão de vídeo em tempo real, a partir de um ponto de observação panorâmico, com a possibilidade do controlo da orientação da câmara de vídeo ser feito pelos visitantes usando um joystick ou um smartphone, simulando assim um cenário de vídeo vigilância remota em ambiente marítimo.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)” tag=”h3″]

Apresentando-se através de elementos informativos impressos, audiovisuais/em linha e, também, através do seu impacto nos media, o ISPUP propõe aos visitantes as seguintes atividades:

Roda da Sorte
Teste de conhecimentos em saúde pública.

 “A Saúde Pública é…”
Cenário onde os visitantes poderão tirar fotos mostrando a palavra que para eles define a Saúde Pública, que depois serão partilhadas nas redes sociais do ISPUP.

[/expand]

[expand title=”Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP)” tag=”h3″]

Serão apresentadas experiências de demonstração e informação sobre a investigação em curso neste centro.

[/expand]

[expand title=”Laboratório de Processos de Separação e Reação / Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE/LCM)” tag=”h3″]

Para além de apresentações e outros elementos informativos sobre a atividade desta unidade de investigação, propõe-se as seguintes atividades:
– Extração de óleos essenciais
– Demonstração de aromas constituintes de perfumes (identificação de aromas)
– Produção de produtos aromatizados com óleos essenciais. (sabonetes)
– Mistura de fluidos para produção duma massa com reologia complexa (pega monstros)

Expõem-se, anda, materiais associados àquelas demonstrações (catalisadores, adsorventes, colunas).

[/expand]

[expand title=”Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE)” tag=”h3″]

Serão apresentadas experiências de demonstração e informação sobre a investigação em curso neste centro.

[/expand]