CIBIO-InBio

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos

    O stand do CIBIO-InBIO reúne um conjunto de informação em diferentes suportes, que permite transmitir de uma forma informativa e apelativa aos visitantes da Mostra os principais aspetos relacionados com os projetos de investigação e formação avançada em curso no CIBIO-InBIO.
    A utilização de recursos variados, desde objetos multimédia e contacto direto com amostras, passando pelo recurso a equipamento e materiais específicos, como micropipetas e guias de campo, permitirá familiarizar o visitante com as características da atividade desenvolvida pelos investigadores do CIBIO-InBIO.
    Os materiais dispostos no stand e as atividades programadas permitirão abordar temáticas diversas, incidindo sobre aspetos chave coincidentes com as principais vertentes de investigação do Centro, nomeadamente biodiversidade, genética e evolução.


    “Biodiversidade aos olhos dos mais pequenos” – a preservação diversidade da vida, em toda a sua complexidade, é essencial para assegurar o equilíbrio dos ecossistemas dos quais nós humanos dependemos, como fonte de recursos e serviços. Contudo, para preservar é preciso antes conhecer. Este tema dá a conhecer ao público uma das vertentes do CIBIO-InBIO, a disseminação de Ciência direccionada à educação sobre a biodiversidade aos mais pequenos. A observação da natureza pela perspectiva dos miúdos, nomeadamente os de idade pré-escolar, é uma oportunidade valiosa de se aguçar a curiosidade e desenvolver o apreço pela biodiversidade. Através de actividades simples os participantes da Mostra transformam-se em cientistas e podem exercitam as três valências essenciais à investigação da natureza: curiosidade; capacidade de observação; questionamento. O objectivo é chamar a atenção para a biodiversidade que está ao nosso redor, muitas vezes oculta ou só perceptível através de vestígios, mas que como toda forma de vida tem seu valor e importância. Exemplos desta biodiversidade encontram-se geralmente pelos sítios onde os mais pequenos costumam explorar: o chão, poças de água, arbustos, ou até nos buracos dos muros.


    “CIBIO-InBIO mundo afora” – serão apresentados alguns projectos de investigação nos quais os diferentes ramos da biologia integram-se no estudo dos mais diversos organismos, sejam eles microscópicos ou grandes vertebrados. Os materias à disposição chamam a atenção para o uso de diferentes ferramentas de investigação, nomeadamente a genética, genómica e a ecologia utilizadas no estudo de organismos que se encontram nos mais diversos sítios do planeta.


    “Espécies em trânsito” – Neste tema serão abordados os projectos de investigação a decorrer no CIBIO-InBIO nos quais o objectivo é tentar perceber os impactos do comércio internacional de espécies selvagens. Em resumo, serão destacados os principais grupos de espécie de interesse comercial, de que maneira o trânsito de indivíduos pode impactar nas suas populações de origem, bem como na biodiversidade das regiões de destino destas espécies, como é o caso das espécies exóticas e invasoras.