CIIMAR

Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

    O stand será constituido por dois modelos: modelo de uma Fito ETAR e um mini modelo da um sistema de aquacultura multitrófica com animais vivos (peixes, algas e bivalves). A estes dois modelos acrescenta-se uma lupa para observação de microplásticos do meio ambiente e industriais: cosméticos, derivados de máquina de lavar roupa e do estuário do douro. Por fim, um monitor LCD mostrará um vídeo geral do CIIMAR com as principais linhas de investigação.


    Para ilustrar as áreas de investigação deste centro, expõem-se os seguintes elementos:


    IMTA
    “IMTA”, um sistema representativo da Aquacultura Multi-Trófica Integrada e que visa aumentar a produção aquícola animal de uma forma sustentável. Este sistema combina a produção de peixe ou crustáceos com organismos extrativos (bivalves e/ou algas) imitando o funcionamento natural dos ecossistemas.
    Os produtos da IMTA podem ser usados na alimentação humana ou aditivos alimentares, alimentação animal e fertilizantes.


    Modelo FITOETARS
    As FitoETARS, ou leitos de macrófitas, são soluções baseadas na natureza, podendo ser usadas como alternativa ou complemento aos sistemas tradicionais de tratamento de águas residuais. São sistemas artificiais concebidos para mimetizar as zonas húmidas naturais, baseando-se na interação entre plantas, microrganismos e substrato sólido para a remoção de contaminantes de águas residuais.


    Contaminação da Água Freática
    Esta experiência pretende mostrar o efeito da contaminação dos aquíferos a partir de fontes superficiais.
    Um aquífero é uma formação geológica que pode armazenar água subterrânea. A poluição dos aquíferos é muito problemática pois, além de ser quase impossível proceder à sua descontaminação, esta água é utilizada para consumo humano através do uso de poços e os aquíferos alimentam os rios e mares, acabando esta contaminação por afetar a saúde humana e os ecossistemas aquáticos.