CINTESIS

Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde

    O CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde estará presente na Mostra da U.Porto pelo terceiro ano consecutivo. Nesta edição, o CINTESIS vai apresentar 7 atividades distintas, associadas a 7 equipas de investigação, que trabalham diariamente em ideias inovadoras, procurando melhorar a saúde da população, a curto prazo, e com recurso às potencialidades da tecnologia. Ao longo dos 4 dias do certame, os grupos de investigadores vão-se alternando. Mas as atividades serão constantes e os desafios também. Este ano, o CINTESIS preparou um jogo interativo, com mais de 100 perguntas que prometem desafiar os participantes da Mostra a comprovarem os seus conhecimentos sobre Saúde e Tecnologia. Temos prémios…mas só para os melhores. Vem jogar connosco!


    Dia 4 de abril, quinta:

    ActiveAdvice: Imagine uma plataforma digital que dá conselhos aos mais velhos sobre produtos e serviços que podem ajudá-los a viver de forma saudável e autónoma. Uma plataforma na qual podem saber a opinião dos seus pares e onde podem pedir o conselho de especialistas sobre tecnologias de vida assistida. Apresentamos-lhe o ActiveAdvice.

    Por Mais Saúde: O Joca e a Maria são duas crianças que querem ser fortes e saudáveis como os seus super-heróis. Nesta aventura, combatem os vilões gula, publicidade, preguiça e molengão. Eles são os protagonistas de um livro e de uma aplicação móvel que visa sensibilizar os mais novos, mas também pais e educadores, no âmbito do projeto Por Mais Saúde.


    Dia 5 de abril, sexta:

    Doenças Respiratórias: Como seria se, no futuro, a sua saúde estivesse no seu telemóvel, à distância de um clique? Pois saiba que o futuro é já hoje. Inspirador, não acha? Então venha experimentar as ferramentas que desenvolvemos para ajudar no rastreio, monitorização e autogestão de doenças respiratórias e doenças alérgicas que afetam milhares de portugueses. Aplique-se neste desafio.


    Dia 6 de abril, sábado:

    iGest Saúde: Quem conhece pessoas com doença oncológica em tratamento de quimioterapia sabe como é difícil gerir efeitos secundários e sintomas. A app iGest Saúde pretende dar apoio aos doentes, promovendo o autocuidado e melhorando a qualidade de vida. Venha saber como funciona neste sábado, dia 5 de abril, das 11 às 15 horas.

    Deus ex Machina: E se fosse possível controlar as doenças a partir de casa? No sábado, 6 de abril, a partir das 15 horas, a equipa do Deus ex Machina convida os visitantes a experimentar um protótipo criado para telemonitorizar a insuficiência cardíaca, problema que é a principal causa de internamento em pessoas acima dos 65 anos de idade.


    Dia 7 de abril, domingo:

    ICAVI: Já imaginou a vida numa cadeira-de-rodas? Julga que conhece os obstáculos que as pessoas portadoras de deficiência enfrentam no seu dia a dia? Se tem coragem, venha ver o mundo de outra perspetiva com este projeto de investigação-ação, o ICAVI, que caminha a passos largos na direção de vidas mais independentes.

    PT4Ageing: O processo de envelhecimento causas alterações que muitas vezes não percecionamos, pelo que é fundamental prevenir. Testar o equilíbrio é uma avaliação que pode ajudar a evitar quedas. Por essa razão, uma equipa de investigadores da área da Enfermagem precisa de si. Não vale cair!