Engenharia

FEUP

Os diferentes departamentos da Faculdade de Engenharia e os cursos a eles associados prepararam atividades que permitem entender a abrangência dos estudos ministrados na Faculdade e o exercício da profissão de engenheiro nas suas diversas vertentes.

Bioengenharia
São propostas aos visitantes as seguintes atividades:
1. Como se produz uma proteína recombinante?
2. Como se pode simular matriz óssea?
3. Como se sabe se um fármaco tem atividade sem usar cobaias?
4. Como se pode estudar a espacialidade sonora do sistema auditivo humano?


Engenharia do Ambiente
Apresentação de um pequeno filme sobre o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente e propõem-se também diversas atividades, tais como:

– Voar para topografar
– À descoberta das bactérias
– Como tratar um efluente contaminado?
– Que perigos esconde o solo que pisamos?
– Sabes separar para reciclar?
– Reaproveitar para ganhar.
– O ar que respiramos.
– Energia verde para o teu smartphone


Engenharia Civil
Para além de documentação e de materiais audiovisuais descritivos das atividades do Departamento de Engenharia Civil, serão apresentados equipamentos de experimentação que permitem fazer demonstrações no local: uma mesa sísmica com estrutura porticada e um modelo de edifício de um piso dotado de um dispositivo inteligente de absorção de vibrações.
Serão ainda expostos modelos de diversas pontes pedonais: ponte na foz do rio Lima, em Viana, ponte pênsil na ribeira do Porto-Gaia e ponte no Polo 2 da U.Porto.


Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
No stand do Departamento de Engenharia Eletrotécnica serão mostrados resultados de alguns projetos realizados por docentes, investigadores e estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Computadores na FEUP e exibidas algumas demonstrações e experiências interativas.
No stand existirão os seguintes setores:
1 – “Vem produzir energia elétrica” – painel com diversos elementos elétricos e bicicleta acoplada a um gerador
2 – Pista de carros elétricos, comandada por geradores atuados manualmente
3 – Demonstrador de sistema para construção de imagens em óculos de realidade virtual, através de um sistema de sonar
4 – Exibição de amostras de circuitos microeletrónicos, apoiados com lupa de aumento e monitor para observação dos detalhes internos
5 – TV grande onde será exibido em contínuo um vídeo mostrando várias atividades extracurriculares no DEEC
6 – Jogo interativo com pequenos robots, em que os participantes têm de realizar tarefas sobre um campo virtual.
7 – Exemplificação de programação de sistemas baseados em microcontroladores de baixo custo (Arduinos)


Engenharia Industrial e Gestão
Este stand tem como objetivo dar a conhecer o Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da Universidade do Porto. Pretende-se ainda mostrar o âmbito de intervenção de um engenheiro industrial.
O stand funcionará com o apoio de monitores que darão informações sobre o curso. Para além disso, serão dados a conhecer exemplos de projetos de engenharia industrial, com recurso a suporte audiovisual.


Engenharia Informática e Computação
Apresentação de diversos trabalhos elaborados por alunos no âmbito das disciplinas do curso, eventualmente continuados em cursos mais avançados: interação e jogos de computador, software gráfico, desenvolvimento de software genérico e ligado à web. No stand existirão raspberry pis e kits de robots da Lego Mindstorms.


Engenharia Mecânica
Este stand associa o INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial) na sua representação. Demonstração de atividades relacionadas com engenharia mecânica realçando a sua elevada abrangência e multidisciplinaridade.


Engenharia Metalúrgica e de Materiais
As atividades a desenvolver neste stand pretendem promover um contacto simultaneamente educativo e divertido com a Ciência e Tecnologia dos Materiais.

Vazamento e deformação de estanho:
Nesta atividade serão apresentados dois métodos de fabrico tradicional de materiais metálicos. Será produzido um porta-chaves pela técnica da fundição e laminada uma barra de estanho até uma espessura reduzida.

Explora os materiais:
Experiências interativas, desenvolvidas e testadas para tornar mais interessante e motivadora a aprendizagem de conteúdos formativos relativos aos materiais e às suas tecnologias.

Prototipagem rápida:
Construção de modelos físicos tridimensionais diretamente a partir de dados digitais. Os modelos são construídos por camadas, possibilitando a fabricação de peças complexas sem a necessidade de utilizar moldes ou quaisquer tipos de ferramentas.


Engenharia de Minas e Geoambiente
Descrição das grandes áreas de intervenção dos ramos de Engenharia de Minas de que o Departamento de Engenharia de Minas da FEUP se ocupa:
Minas (Prospeção, Exploração e Preparação de Minérios), Geoambiente (Preservação, Reabilitação e Reciclagem), Higiene e Segurança.
Os materiais expostos exemplificam algumas das atividades de investigação e produção das diversas áreas do saber que fazem parte do ensino ministrado no DEM.


Engenharia Química
Instalações demonstrativas:
Célula de combustível
Torre de arrefecimento
Experiência de Bernoulli
Imobilização de biocatalizadores

Experiências interativas:
Dissolução de polímeros
Ação detergente
Tinta invisível