Medicina

FMUP

Para além do stand informativo, para a apresentação da oferta formativa e todo o tipo de informações úteis sobre candidaturas, saídas profissionais, etc., o Serviço e Laboratório de Microbiologia estará também presente para fazer demonstrações na área da “motivação e descoberta”. A atividade intitula-se “Microbiologia: para além da evidência biológica” e implica a exibição de equipamento “histórico” do laboratório, assim como equipamento mais atual, a apresentação de diaporama sobre a evolução da Microbiologia durante os últimos 120 anos, sobre a investigação em curso no Serviço e, com recurso a um microscópio e lupa binocular, exibição de culturas de microrganismos e de preparações microscópicas.

Já o Departamento de Cirurgia e Fisiologia vai promover a observação e identificação de órgãos preservados em formol, a observação de lâminas histológicas para identificação de diferentes tecidos e células.

No stand da Unidade de Anatomia do Departamento de Biomedicina estará exposto material humano devidamente conservado e acondicionado. A escolha do material será criteriosa e terá como objectivo escolher peças que sejam apelativas e didáticas para o público em geral e em particular para o público alvo da Mostra da U.Porto. No stand estará sempre alguém da nossa Unidade que possa mostrar e explicar cada uma das peças, tendo sempre por objectivo tentar transmitir a realidade do quotidiano do ensino da Anatomia e da Neuroanatomia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Um outro objectivo do nosso stand é divulgar o conteúdo e a actividade do Museu da nossa Unidade.

O Museu da História da Medicina “Maximiano Lemos” irá apresentar uma coleção de pastas de Quintanistas da Escola Médico-Cirúrgica e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e ainda algum mobiliário antigo, devidamente identificado.

A Associação de Estudantes da FMUP Funcionará como ponto de encontro entre estudantes da Faculdade e do ensino secundário para esclarecimento acerca do curso de medicina, ambiente e espaços da Faculdade e ainda divulgação de atividades da AE e grupos académicos.

No stand do Centro de Simulação Biomédica estarão expostos simuladores/modelos que auxiliam o treino e o ensino médico, nomeadamente: modelo fetal com placenta e modelos pediátricos de tamanho real para demonstração de manobras de Suporte Básico de Vida (SBV). Diverso material de divulgação também estará disponível.

O Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental…
Serviço de Anatomia Patológica do Departamento de Patologia…