[expand title=”Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)” tag=”h3″]

O grande veículo que transporta a informação pelo Universo é a luz. É através do seu estudo que aprendemos quase tudo o que sabemos acerca de objetos situados a distâncias inimagináveis e mesmo acerca dos primórdios do Universo. Mas temos que ser capazes de descodificar a informação que a luz nos traz. A Impressão Digital dos Astros dá-nos pistas sobre uma das chaves necessárias para descodificar a luz.

A proposta do CAUP é a construção de um módulo, que será colocado numa das mesas, onde o visitante poderá observar o espetro de emissão de algumas lâmpadas de descarga, identificar o elemento que está a observar numa tabela periódica com os espetros de emissão dos elementos e, no final, verificar que estes elementos podem ser detetados nos espetros das estrelas.

[/expand]

[expand title=”Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO)” tag=”h3″]

No stand do CIBIO-InBIO, recorrendo a diferentes suportes, pretende-se, de forma apelativa, facultar informação sobre os principais aspetos relacionados com os projetos de investigação e formação avançada em curso. A utilização de recursos variados, desde objetos multimédia até jogos, passando pelo recurso a equipamento e materiais específicos, como micropipetas e guias de campo, permitirá familiarizar o visitante com as características das atividades desenvolvidas pelos investigadores do CIBIO-InBIO. Os materiais dispostos nas mesas vão facilitar a abordagem de temáticas diversas, incidindo sobre aspetos chave, coincidentes com as principais vertentes de investigação do Centro, nomeadamente biodiversidade, genética e evolução.

Assim, para além de um computador com o site do CIBIO-InBIO e uma série de materiais informativos, serão apresentados:
– jogo “Bioquiz” – disponível num computador, com perguntas e respostas sobre biodiversidade e vários temas de investigação do CIBIO-InBIO;
– projeto para a instalação de um Arboreto na Tapada da Amora, Vairão – com cinco propostas diferentes de instalação do arboreto em maquete e em formato digital, os participantes poderão votar para eleger aquela que consideram melhor;
– seleção de vestígios deixados por animais – que são objeto de estudo nas investigações do Centro tais como penas, pelos e pegadas. Os participantes poderão observar e identificar o animal ao qual pertence cada vestígio, tendo ainda oportunidade de fazer moldes de pegadas em gesso;
– mini laboratório de estudo de DNA– estarão disponíveis alguns dos equipamentos normalmente usados no estudo de DNA. Os participantes poderão, assim, perceber o funcionamento de alguns instrumentos que ouviram falar nas aulas de Biologia ou, até, nas séries televisivas. Terão, ainda, a possibilidade de aprender a manipular as micropipetas.

[/expand]

[expand title=”Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP)” tag=”h3″]

O CMUP tem por objetivo promover a investigação e a divulgação do conhecimento matemático em geral.

Para além da realização de jogos, o Centro irá fazer demonstrações dos projetos em curso através do recurso a sensores, apresentação de vídeos e distribuição de material informativo.

[/expand]

[expand title=”Centro de Materiais da Universidade do Porto (CEMUP)” tag=”h3″]

O CEMUP, infraestrutura da Universidade do Porto que tem por objetivo o apoio à investigação, ao desenvolvimento e à formação científica e técnica na área dos materiais, reúne meios avançados de caracterização, preparação e elaboração de materiais em condições controladas, capazes de dar resposta a problemas de ordem científica e técnica que se apresentem aos investigadores. No stand, irão fazer-se acompanhar de diferentes materiais (naturais, do quotidiano e tecnológicos), um microscópio ótico estereoscópico (para observação livre das amostras dos materiais), coluna de microscópio eletrónico de varrimento – SEM, e um manequim com fato e materiais de microfabricação. Os visitantes serão convidados a manipular as amostras, observar ao microscópio ótico e identificar os materiais, comparando as imagens de microscopia eletrónica de varrimento (SEM) apresentadas no monitor.

Todo o processo será apoiado por pessoal do CEMUP que ajudará na caracterização dos materiais, na manipulação dos equipamentos, na interpretação das observações efetuadas, na explicação dos recursos e divulgação de toda a atividade do CEMUP.

[/expand]

[expand title=”Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR)” tag=”h3″]

O Centro, que desenvolve investigação, promove o desenvolvimento tecnológico e apoia as políticas públicas na área de ciências marinhas e ambientais, vai apresentar um Aquário de Aquacultura Multi-Trófica Integrada (IMTA). Para além de apresentar informação sobre as várias atividades desenvolvidas pelo CIIMAR, os visitantes poderão observar esta estrutura composta por três aquários.

[/expand]

[expand title=”i3S.” tag=”h3″]

Representação conjunta do IBMC, INEB e IPATIMUP

[/expand]

[expand title=”INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC)” tag=”h3″]

Laboratório Associado com 30 anos de experiência em I&D e Transferência de Tecnologia, o INESC TEC constitui uma interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública, no âmbito das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica. Um dos pontos fortes do stand será a demonstração de um robô trabalhador colaborativo. Este robô é capaz de trabalhar com humanos partilhando o espaço, sem barreiras físicas de segurança. Espaços de fabrico de grandes dimensões e parcialmente estruturados apresentam desafios em termos de mobilidade, segurança e fiabilidade em robótica. É o caso do fabrico de navios. Os estaleiros exibem caraterísticas únicas muito diferentes dos ambientes industriais, logo representam uma oportunidade para o desenvolvimento de robôs móveis capazes de desenvolver tarefas árduas e repetitivas nas quais a produtividade da mão-de-obra não pode ser melhorada.

Outra demonstração prende-se com o projeto MASSIVE que inclui, como parceiras, a Universidade do Porto e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Tem como principais linhas de investigação os “Ambientes Virtuais Multissensoriais e Multimodais” e a “Equivalência Percetual”. A demonstração consistirá num percurso virtual de bicicleta, durante o qual o participante experiencia diversos estímulos multissensoriais, nomeadamente ao nível da visão, da audição, do olfato e do tato, conduzindo uma bicicleta real instrumentada. Este projeto pretende a definição e implementação de um laboratório específico para a realização intensiva de testes experimentais, cujos resultados permitam interações futuras em termos investigação e de implementação em Sistemas de Realidade Virtual.

Demonstração do projeto MASSIVE (realidade virtual imersiva em bicicleta):
– dia 12: manhã
– dia 15: 16:00 às 19:00

[/expand]

[expand title=”Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto – Instituto de Nanociência e Natotecnologia (IFIMUP-IN)” tag=”h3″]

O IFIMUP, unidade de investigação focada em Física Aplicada, tem áreas de interesse que incluem materiais magnéticos, dielétricos magneto-elétricos, magnetorresistência colossal e óxidos metálicos. Na última década, a unidade investiu em nanotecnologias e tem trabalhado em filmes magnéticos, materiais nano-granulares e materiais magnéticos nano-estruturados (válvulas de spin, multicamadas e junções de efeito de túnel). O stand terá atividades práticas, destinadas a divulgar temáticas de investigação do IFIMUP-IN (Levitação por diamagnetismo da grafite e Energia em colisões) e um computador para divulgação científica.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)” tag=”h3″]

O ISPUP tem por missão contribuir para o desenvolvimento, difusão e aplicação de novos conhecimentos no domínio da saúde pública, estimulando a investigação e formação para melhorar e proteger a saúde da população.

Para além de material informativo (flyers, newsletters e livros), o stand do ISPUP irá apresentar ainda:

Uma “Roda da Sorte” em que os visitantes poderão testar os seus conhecimentos em Saúde Pública. O objetivo é agitar a roda e, conforme a área da Saúde Pública em que a roda parar, responderem à respetiva pergunta. Os vencedores terão direito a um brinde;
Uma moldura intitulada “A Saúde Pública é…” onde os participantes poderão tirar fotos mostrando a palavra que para eles define a Saúde Pública. As fotos serão partilhadas nas redes sociais do ISPUP;
Um Painel com várias notícias que demonstram a presença do ISPUP nos media.

[/expand]

[expand title=”Instituto de Telecomunicações (IT)” tag=”h3″]

O Instituto de Telecomunicações apresentará projetos em curso, recorrendo à utilização de sensores e à visualização de vídeos.

[/expand]

[expand title=”Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP)” tag=”h3″]

O stand do LABIOMEP irá apresentar diversos elementos de divulgação das suas atividades em biomecânica, de entre as quais: plataforma de forças; instrumentos de medição de pressões plantares do pé (tapete de pressões e walking sense) e demostração de análise cinemática de movimento baseado em centrais inerciais usando o sistema Xsens. A plataforma regista a pressão exercida durante o apoio no solo, permitindo caraterizar este apoio e identificar zonas de sobrepressão que poderão indicar patologias diversas no sistema musco-esquelético. O fato de análise do movimento por centrais inerciais (Xsens, a vestir por um aluno) permite obter a posição dos segmentos corporais (membros superiores e inferiores, cabeça e coluna vertebral) com recurso a acelerómetros e giroscópios, permitindo o seu uso ambulatório. Desta forma é possível, por exemplo, analisar a postura no local de trabalho ou a forma como se entra e sai dos automóveis.

[/expand]

[expand title=”Laboratório de Processos de Separação e Reação / Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE/LCM)” tag=”h3″]

O Laboratório Associado LSRE/LCM tem por missão contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico na área de Processos de Separação e Reação em Engenharia Química. As suas atividades de I&D estão concentradas em áreas como Engenharia da Reação, Simulação e Controlo de Processos, Engenharia Ambiental, entre outras.

O stand do Laboratório irá disponibilizar um vídeo de apresentação e material de divulgação das unidades, catalisadores (com a descrição da função e processos associados) e fará experiências de extração de óleos essenciais:

Demonstração de aromas constituintes de perfumes (identificação de aromas);
Experiência de produção de produtos aromatizados com óleos essenciais (sabonetes);
Experiência de mistura de fluidos para produção duma massa com reologia complexa (pega monstros).

[/expand]

[expand title=”Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE)” tag=”h3″]

Reconhecido como o Laboratório Associado para a Química Verde, o REQUIMTE foca-se na implementação dos princípios da Química Verde. Promove a sensibilização pública de conceitos-chave químicos e bioquímicos que ajudem a compreender os custos e benefícios da tecnologia no mundo moderno.

Durante a Mostra da U.Porto vai apresentar experiências, fazer demonstrações e divulgar informação sobre as investigações em curso.

[/expand]